top of page
  • Foto do escritorMerielly Santana

Cerimônia do cordão de 3 dobras: como é e como fazer?

Atualizado: 9 de jul. de 2021

A cerimônia do cordão das 3 dobras também é conhecida como “o nó de Deus”. Este ritual se baseia no livro de Eclesiastes (capítulo 4, versículo 12), no qual a passagem bíblica traz a seguinte afirmação: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem se defender. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.



Através desta cerimônia os noivos simbolizam a sua decisão de colocar Deus como centro do seu casamento, de forma a torna-lo mais resistente, unido e abençoado. E por isso é realizado em cerimônias cristãs em todo o mundo.


A interpretação de Eclesiastes 4:12 envolve o contexto da passagem, onde o sábio narra a fragilidade de quem vive na solidão, trabalhando exaustivamente, mas sem ter com quem celebrar ou repartir os frutos do seu sucesso, nem com quem contar em períodos de queda ou com quem se aquecer nos dias mais frios. Assim, é compreendido que o ser humano alcançaria uma melhor condição de bem-estar se vivesse na companhia de mais uma pessoa e que o terceiro elemento dessa relação seria Deus, o qual é quem dá segurança para o relacionamento.



Como fazer?

São necessários 3 cordões, também chamados de dobras, coloridos ou de uma única cor de acordo com o gosto do casal. Um cordão representará o noivo, outro a noiva e o terceiro Deus.


Durante a cerimônia a passagem bíblica é lida, explicada e o casal é convidado a trançar os 3 cordões de forma a transformá-lo em uma corda que vai representar a união sagrada que aquela nova família fez com Deus no dia do casamento.


Os cordões trançados podem ser usados juntos às mãos do casal para abençoar as alianças. É recomendado que o casal guarde esta corda como uma lembrança desse momento especial e fortalecedor.


Serviço: Cerimônia do cordão de 3 dobras: como é e como fazer? Contato: @ideiaspracasar.ipc

Merielly Santana - Colunista Wedding Day Redação:

Evento Wedding Day Por Fernando Raphael & Fabiana Schreiner

Fone: (81) 98751.4010 / 99684.8853 zap ou pelo e-mail


Acesse também:


Nosso Estúdio de foto & vídeo:

http://www.classeaestudio.com.br/ Nossa agência de marketing & moda:

Nosso canal Classe A TV:

Nossa associação de foto & vídeo:

Nosso evento de moda:

7.995 visualizações0 comentário
bottom of page