top of page
  • Foto do escritorRicarte Passos

Bolo de noiva: item indispensável numa festa de casamento


Profissionais de festas apresentam novidades da iguaria até 30 de setembro, no Salão de Noivas Wedding Day, no Plaza Shopping, piso L4


Vestido de noiva, buquê, álbum fotográfico, docinhos, música, cerimonial, lua de mel...Que mulher não sonha em casar com direito a uma festa completa e todos esses detalhes? Mas existe um item que é indispensável e que não pode faltar de jeito nenhum no casamento: o bolo de noivas. Se antes, o que bastava era que ele fosse bem enfeitado, branco, de frutas e ameixa, hoje, foram incorporadas novas tendências à iguaria: com flores de açúcar ou rendas e muitos adornos, bolo colorido, em formatos diversos e até o bolo com pintura personalizada, uma das últimas novidades do mercado. Até mesmo o sabor passa por mudanças, e hoje já é comum confeccionar o bolo de noivas com a mesma massa do bolo de rolo, nos sabores de goiabada, doce de leite e até chocolate.

Independente do formato, cor, tamanho ou sabor, o bolo de noivas continua com posição de destaque na festa de casamento, além de representar a fertilidade e abundância. Mesmo em nossos tempos, a importância do bolo de casamento permanece imutável, e os detalhes de sua produção exigem cuidados. Para os casais que estão nos preparativos para realizar sua festa de casamento, o Salão de Noivas e Festas Wedding Day que acontece até 30 de setembro, no piso L4 do Plaza Shopping, em Casa Forte é uma boa oportunidade para obter mais informações, buscar empresas especializadas, cotação de preços e fechar encomendas antecipadas para o seu evento.

No Plaza Shopping, cerca de 100 expositores de vários segmentos de festas apresentarão lançamentos e as últimas novidades para o setor, desde a confecção de convites à cobertura fotográfica e buffet para o Dia D. Entre os expositores especializados na área de gastronomia para casamentos, por exemplo, a empresária e cake designer Silvinha Freire, que atua há 9 anos no mercado de alta confeitaria, participará do encontro. Ela destaca como uma das novidades atuais, em seu atelier, o bolo de noivas decorado com pinturas personalizadas que mostram cenas marcantes da história do casal. “É algo totalmente inovador neste mercado”, ressalta.



Entre as sugestões de bolos que Silvinha levará para o evento no Plaza estará o modelo confeccionado para o casamento do casal Mariana Pessoa e Alexandre Andrade, cuja inspiração para o tema da festa surgiu, inclusive, a partir do designer do próprio bolo, que retratava os noivinhos sentados no balanço de uma árvore, numa bela paisagem esculpida a mão em toda à iguaria.


Bolo de Noivas por Silvinha Freire - Casamento de Mariana e Alexandre - Foto Cursino Fotografia


Além desse modelo, Silvinha também levará uma réplica do bolo de casamento de Rebeca e Evandro que teve sua pintura feita ao vivo durante a festa de casamento. Aliás, ela revela que esse serviço de pintura ao vivo é outra tendência bastante alta em seu atelier. É tanto que no próximo dia 25 de setembro, Silvinha mostra mais uma vez sua arte com pintura de bolo ao vivo durante uma festa de casamento, na Casa de Recepções Quinta das Águas, em Maria Farinha. O tema do bolo ela prefere guardar segredo.

Outra novidade, segundo ela, são os bolos decorados utilizando novas técnicas de confeitaria, que reproduzem o mesmo modelo de renda usada pela noiva em seu vestido. Os bolos também ganham decorações diversas com flores de açúcar, cujo atelier de Silvinha disponibiliza mais de 60 tipos diferentes de rendas, além de adornos diversos, entre outros.

Silvinha conta, ainda, que está voltando a tendência dos bolos mais largos e mais tradicionais, sem muitos andares. Já em relação as cores, a pedida do momento, segundo ela, são os bolos mais cleans utilizando, principalmente, cores da paleta Very Peri, em tons variados com destaques para as cores violeta, lavanda e lilás. “No entanto, muitas noivas preferem escolher as cores que mais se identificam com elas, sem necessariamente seguir a sugestão da nossa paleta’, explica a cake designer lembrando que costuma receber encomendas com pelo menos, 4 meses a um ano de antecedência. O Silvinhas´s Specialties Ateliê fica na rua Treze, nº 126 – Jardins da Aurora – Jaguaribe, em Paulista. telefone para pedidos é (81)9 8777-3107.


Dorinha Bolo de Rolo - Foto Fernando Raphael Estúdio


Também presente no Salão de Noivas Wedding Day, no Plaza Shopping, a empresária e boleira Dorinha Bolo de Rolo, especializada em bolos de rolo e bem juntinhos, levará algumas inspirações para o evento: um bolo de noivas de dois andares, sendo um deles com a massa tradicional de frutas e o outro de bolo de rolo, cujos recheios podem variam nos sabores de goiabada, doce de leite ou chocolate.

Esse bolo de noivas, inclusive, é o grande diferencial de Dorinha, que já atua no mercado pernambucano há dez anos e é considerada como a grande idealizadora do bolo de rolo para casamentos. Além dessa inspiração, ela levará o bolo de noivas xadrez, que é bastante requisitado em seu atelier. E para as noivas que preferem somente o bolo de frutas tradicional, Dorinha também levará inspiração.


Dorinha Bolo de Rolo - Foto divulgação


Pensando no sucesso e sofisticação da festa, a Dorinha Bolo de Rolo oferece a seus noivos, sempre um serviço de excelência em bolos de casamento (Bolo de Rolo e o tradicional de noiva), além de lembrancinhas para os padrinhos e convidados, docinhos de bolo de rolo e docinho bolo de noiva e os biscoitinhos de bolo de rolo, que são usados como lembrancinhas e que podem ser utilizados na mesa de digestivo.

O Atelier de Dorinha Bolo de Rolo trabalha com ingredientes de alta qualidade em suas confecções e oferece degustações por agendamento a seus clientes. “Oferecemos um atendimento exclusivo aos noivos para que tudo seja realizado de acordo com suas preferências e necessidades. Nosso maior objetivo é tornar a celebração deles um momento inesquecível para todos”, afirma Dorinha que também confecciona bolos para outros tipos de festas, como Bodas, 15 anos, Batizados, Primeira Comunhão e festas em geral. O Atelier Dorinha Bolo de Rolo fica na rua Severino Meira, 43, Barro. O telefone para encomendas é o (81)9 8581.6990.


Amor com Açúcar - foto divulgação



Outra expositora presente no Salão de Noivas Wedding Day é a boleira Daniela Cordeiro, criadora do atelier Amor com Açúcar e especializada em bolos e doces finos para festas. Ela finaliza um bolo de noivas de três andares com três tipos de massas diferentes. Na primeira camada, sugere o bolo de noivas de ameixa tradicional, cuja receita foi criada aqui em Pernambuco.


Na segunda, ela indica como sugestão o bolo Red Velt, que é feito com massa avermelhada e recheio de ninho com geleia de frutas vermelhas ou recheio de creme de coco com geleia de morango. E, por último no terceiro andar, Daniela apresenta como sugestão o bolo de massa branca amanteigado, com recheio de geleia de abacaxi e creme de coco. Esse bolo leva em média 15kg e serve a mais de 100 convidados.



Amor com Açúcar - foto divulgação


O Atelier Amor com Açúcar atua com diversos tipos de festas, tendo como foco as festas infantis e oferece uma infinidade de doces finos como trufas, brigadeiros de Café, Capim Santo, Caipirinha, Romeu e Julieta, além de mini Bolo de Rolo com queijo do reino, copinhos trufados com licor, entre outros.


Amor com Açúcar - foto divulgação


“Nossos produtos remetem a memórias afetivas com sabores que exploram as riquezas da nossa terra como o café, o capim santo, o abacaxi com coco, entre outros”, explica Daniela, lembrando que as encomendas para festas devem ser feitas com antecedência de pelo menos 2 meses. O Atelier Amor com Açúcar fica na Avenida Raimundo Diniz, 56, no Ipsep. O telefone para encomendas é o (81) 9 8743.7319.


História - O bolo de casamento só começou a ganhar popularidade a partir do século XIX. Para a maioria das pessoas o bolo de casamento era apenas um simples bolo de creme gelado com um só andar e sem enfeite algum. Para a realeza, os bolos tinham muitos andares e eram usados para alimentar os muitos convidados nas festas de casamento. Dizem que quanto mais andares o bolo tinha, mais ricos eram os anfitriões.


Tipos - Os bolos de casamento podem ser decorados em diferentes formas, cores e sabores. O casal pode decidir servir para seus convidados bolos redondos tradicionais em suportes de plástico ou então bolos retangulares decorados como caixas de presente. A decoração pode ser feita com creme de manteiga em forma de flores com os noivinhos no topo, ou com flores de verdade em forma de cachoeira caindo nas laterais. Devido aos diversos modelos de bolos de casamento disponíveis no mercado, o mais indicado é que o casal conheça e compare vários estilos antes de tomar alguma decisão de compra. O bolo deve ter "O estilo dos noivos". Porque ele faz parte da decoração do casamento e não pode ser visto como uma peça isolada.


SERVIÇO:

RECIFE WEDDING DAY

Data: de 15 a 30 de setembro

Local: Plaza Shopping, piso L4, em Casa Forte

(Rua Dr. João Santos Filho, 255 – Casa Forte)

Horários: de segunda a sábado, das 9h às 22h. E aos domingos, das 12h às 21h

Acesso: gratuito

Informações: 81 | 3265.8100

11 visualizações0 comentário
bottom of page